Está tudo indo bem no treino quando, de repente, surge aquela dor intensa e paralisante?

A cãibra chega de surpresa e, para aprender a lidar com ela, é importante conhecer o que ela é, suas causas e como evitar.

Assim, é sobre isso que vamos falar a seguir. Fique atento ao artigo!

O que é a cãibra e suas causas

Em primeiro lugar, é importante saber que a cãibra nada mais é do que uma contração muscular involuntária, geralmente muito dolorosa, e que pode durar de alguns segundos até minutos.

Porém, não existe uma única causa para sua ocorrência, ela é multifatorial.

Algumas das explicações para que a cãibra ocorra são:

Deste modo, o problema pode atingir diversas partes do corpo, mas as mais comuns são os músculos das mãos, pernas, pés, coxas e panturrilhas.

Como evitar a cãibra?

Existem algumas formas de se prevenir da cãibra. Confira a seguir:

Exercícios que melhoram seu condicionamento físico e fortalecem a musculatura, fazendo com que fique forte e também relaxada são formas de evitar a cãibra.

Assim, para prevenir cãibras nas pernas, uma das atividades possíveis é deslizar um rolo do tendão calcâneo até o joelho, pressionando a musculatura durante o processo.

Também é possível sentar-se sobre o rolo e fazer movimentos curtos de trás para frente, sem esquecer de pressionar os músculos.

Manter-se hidratado sempre e, principalmente durante os treinos é fundamental para repor os eletrólitos e água que se perdem durante a atividade física.

Além da água, o consumo de isotônicos e água de coco ajuda a prevenir a ocorrência de cãibras.

Primeiramente, saiba que o jejum aumenta o risco das cãibras ocorrerem.

Assim, manter uma boa alimentação antes e depois do treino é fundamental para evitar o problema.

Portanto, os alimentos que podem entrar em sua rotina diária para evitar cãibras são: iogurte, leite, queijo, espinafre, couve, hortaliças, banana, mamão e cereais integrais.

Já que o encurtamento muscular é uma das principais causas das cãibras, é muito importante alongar a musculatura para evitar o problema.

Deste modo, alongue-se de maneira adequada antes e depois dos exercícios físicos, para liberar as tensões do local.

Se você sofre com cãibras, não se esqueça de colocar em prática tudo o que leu aqui em nosso artigo. E continue acompanhando nossos conteúdos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos aqui, se precisar🖐