Muita gente não gosta do ambiente de academia e da rotina dos exercícios físicos. Para estas pessoas, muitas vezes, ficar em dia com as atividades físicas é um problema: é aí que pode entrar o treino com eletroestimulação.

A eletroestimulação (ou EMS) é um conceito que já existe há algum tempo, adaptado às atividades físicas com a aplicação de um aparelho moderno criado na Alemanha.

Desse modo, trata-se de uma modalidade que traz condicionamento e o fortalecimento muscular com uma ou duas sessões de treinamento semanais.

O equipamento no treino com eletroestimulação gera impulsos elétricos que são transferidos para o corpo humano por meio de eletrodos, causando a contração dos músculos.

Assim, o processo consegue fortalecer a musculatura, como se fosse uma academia do futuro, utilizando somente 20 minutos em cada treino.

Você tem dúvidas sobre o treino com eletroestimulação? Leia a seguir para obter as respostas!

Como funciona o treino com eletroestimulação?

O sistema nervoso central gera impulsos elétricos que controlam os movimentos musculares.

O treino com eletroestimulação utiliza esses impulsos de corrente elétrica e funciona para alcançar camadas profundas do tecido muscular.

Tudo é personalizado: desde a intensidade da corrente produzida pelo aparelho até a frequência e na largura do pulso, no repouso durante o treinamento e no tempo de esforço.

Por isso, é possível afirmar que se conseguem estimular mais de 300 músculos (90% do total) ao mesmo tempo, superando o treinamento convencional, num curto espaço de tempo.

Como se preparar para o treino de eletroestimulação?

Em primeiro lugar, o aluno veste uma roupa própria para a transmissão da eletroestimulação, ligada ao equipamento por meio de eletrodos que serão conectados à sua musculatura.

É importante salientar que a roupa especial é de algodão e neoprene, que precisa ser molhada para a transmissão dos impulsos até a pele.

Em seguida, o aparelho é operado por um personal trainer que foi capacitado para fazer os ajustes de intensidade conforme a necessidade individual.

Assim, esse instrutor também vai orientar o aluno durante todo o treino com eletroestimulação.

Por fim, as atividades podem incluir movimentos como flexões e abdominais.

Como o treino de eletroestimulação é realizado?

No treino com eletroestimulação, o aluno faz uma série de exercícios com o aparelho ligado.

No período de cada exercício, vamos supor, um agachamento, são feitas 10 contrações musculares — os impulsos duram 4 segundos, seguidos de mais 4 segundos de repouso.

É importante lembrar que cada grupo de exercícios e seu direcionamento são personalizados.

Assim, o corpo todo é exercitado, pois a corrente elétrica exerce força e dificulta a movimentação.

Por fim, quando a sessão termina, o aluno percebe que todos os músculos foram trabalhados.

O que acontece nos dias seguintes ao treino de eletroestimulação?

As sessões de treino com eletroestimulação são poucas por semana porque a musculatura precisa se recuperar.

Assim, o treino com eletroestimulação continua com seus efeitos por até 72 horas após a sessão de exercícios.

Isso acontece pois as contrações feitas pelo aluno são somadas às da máquina, por meio de um treinamento dinâmico e direcionado de acordo com suas metas.

Quais benefícios do treino com eletroestimulação?

Nos treinos com eletroestimulação, já é possível notar efeitos a partir da sexta sessão.

Uma das vantagens mais notáveis é a perda de peso que ocorre pela queima das calorias que são consumidas durante o treino.

Outras vantagens são:

É importante salientar, sobre quem tem ou está passando por recuperação de lesões, que o treino com eletroestimulação não apresenta restrições.

Ou seja, todas as pessoas com 16 anos ou mais podem participar, exceto quem tiver restrições médicas relacionadas ao uso de marca-passo, gestação ou doenças renais.

Suas dúvidas foram respondidas? Esperamos que sim! Caso ainda tenha alguma pergunta sobre o treino com eletroestimulação, entre em contato direto com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos aqui, se precisar🖐