Estar bem alimentado é essencial para exercer as atividades do dia-a-dia. Porém, você sabia que existem alimentos que podem ajudar para o aumento da produtividade no trabalho?
Primeiramente, esses alimentos fornecem bastante energia, e ainda contam com uma combinação bastante privilegiada de nutrientes que podem fazer diferença na qualidade do raciocínio.
Assim, chegou a hora de você conhecer como a alimentação pode melhorar a produtividade no trabalho. Confira nosso artigo!
Como a alimentação influencia na produtividade no trabalho
Em primeiro lugar, para que se obtenha energia para o corpo e cérebro funcionarem, é necessário obter glicose dos alimentos.
Deste modo, consumir alimentos como proteínas magras, gorduras saudáveis e fibras é uma forma de obter energia, sem aumentar os picos de insulina no corpo.
Também, estes alimentos prolongam a saciedade, aumentam a concentração, o bom humor, melhoram a capacidade cognitiva, ativam a motivação e diminuem sensações de cansaço, ansiedade, irritabilidade e estresse.
Quer saber alguns dos alimentos que são bons para aumentar a produtividade no trabalho? Veja a seguir!
5 alimentos que ajudam a melhorar a produtividade no trabalho
1. Frutas vermelhas: elas são ricas em antocianina, que é o pigmento que dá cor, vitamina C e ácido elágico, que tem ação antioxidante. As frutas vermelhas como morangos, amoras, framboesas e mirtilos são ótimas para diminuir o cansaço, estimular as conexões cerebrais e melhorar a memória.
2. Banana: uma fruta muito apreciada por quem é fã dos treinos físicos, a banana é rica em potássio, fibras e vitamina B6. Para ajudar na produtividade, ela colabora com a diminuição dos níveis de cortisol, que é o hormônio que causa o estresse.
3. Oleaginosas: quer ter um lanche rápido e saudável sempre à mão no trabalho? Aposte em nozes, castanhas, amêndoas e avelãs que, além de práticas e gostosos, são ricas em proteínas, antioxidantes, ácidos graxos (ômegas 3 e 6), vitaminas E e B6, nutrientes que são importantes para a saúde cognitiva.
4. Salmão: uma proteína excelente para você escolher na hora do almoço no trabalho. O salmão é fonte de fonte de ômega 3 e proteínas de alto valor biológico, e seu consumo protege o coração e o cérebro, melhorando, neste último, a memória, a capacidade de concentração e o raciocínio.
5. Chocolate amargo: não dispensa uma sobremesa? Pois saiba que até ela pode te ajudar a se manter mais produtivo no trabalho, se for uma escolha inteligente. O chocolate amargo é feito de cacau com teor mais elevado, fruto que tem gorduras boas e alto teor de antioxidantes. Seu consumo moderado colabora para a produção de endorfinas e serotoninas, aumentando o foco, bom humor e sensação de bem-estar.
Como consumir os alimentos para a melhora da produtividade?
Primeiramente, você não pode pular o café da manhã: ele é uma refeição essencial para garantir energia para as primeiras atividades do dia.
Assim, você deve consumir frutas vermelhas, bananas, café e outras fontes de fibras, boas gorduras e energia.
Em seguida, no almoço, foque nas proteínas magras, com atenção às quantidades e não se esquecendo dos vegetais. Uma dica: brócolis também são excelentes alimentos para aumentar a produtividade, pois são ricos em ácido fólico e vitamina K, compostos que mantêm o cérebro ativo.
Para a sobremesa, consuma uma quantidade moderada de seu chocolate amargo e guarde as oleaginosas para lanches revigorantes nos intervalos.
Também não se esqueça: praticar atividades físicas é essencial para manter a produtividade no trabalho e na vida em geral. Mexa-se, sempre!