Você sabe o que é bioimpedância e por que ela é importante para o treino?
A bioimpedância é um exame que avalia a composição corporal do indivíduo.
Assim, ela indica, no corpo da pessoa, a quantidade de gordura, massa magra, ossos, e até mesmo água.
A maneira como a bioimpedância é feita, e por que ela é importante para o treino, você vai ver a seguir na leitura. Confira!
Como a bioimpedância é feita
Primeiramente, a bioimpedância funciona com uma balança especial com placas de metal que conduzem uma corrente elétrica de baixa voltagem.
Ou seja, a balança consegue avaliar a porcentagem de gordura, músculo, ossos e água quando a corrente atravessa o corpo através das placas de metal.
Isso acontece porque a corrente viaja facilmente pela água, e como os músculos são tecidos hidratados, deixam a eletricidade passar rapidamente.
Porém, a gordura e os ossos têm pouca água, assim, a corrente tem mais dificuldade para passar.
Desse modo, a diferença entre a velocidade com que a eletricidade passa entre os músculos, os ossos e a gordura, permite que o aparelho calcule a quantidade de cada componente no corpo.
O que a bioimpedância avalia no corpo?
A bioimpedância avalia alguns biomarcadores corporais, que detalhamos a seguir:
Hidratação: se estes estiverem abaixo do normal, podem trazer problemas à saúde.
Hidratação extra e intracelular: O ideal é que a hidratação intracelular seja de 60% e a extracelular de 40%. Se estiverem abaixo disso, a produção energética das células cai e os órgãos poderão ter alterações em suas funções.
Saúde celular: tendo como base o tamanho das células, hidratação dos tecidos e permeabilidade das membranas, o exame mostra a integridade e nutrição das células.
Percentual de gordura: mostra onde existe mais gordura no corpo da pessoa, o que pode apontar problemas adrenais ou hormonais.
Taxa metabólica basal: essa é diretamente proporcional ao peso e à quantidade de músculos, mostra quanto poderia ser o gasto energético para manter as funções vitais do organismo em situação de repouso.
Massa muscular: mostra a quantidade de massa muscular que a pessoa tem, sendo que sua perda pode revelar diversos problemas de saúde.
Como se preparar para a bioimpedância?
Primeiramente, é preciso não fazer atividades físicas 12 horas antes do exame.
Além disso, não se pode ingerir álcool, cafeína ou diuréticos nas 24 horas antes da bioimpedância.
Também é necessário manter uma boa hidratação ao longo do dia que for realizar o procedimento. Nesse ínterim, recomenda-se beber 2 a 4 copos de água 2 horas antes do exame.
Não é permitido se alimentar 4 horas antes de fazer a bioimpedância.
Por que a bioimpedância é importante para o treino?
Em primeiro lugar, os resultados ajudam a saber em que partes do corpo você precisa dar mais foco para aumentar a massa muscular.
Depois, as informações sobre metabolismo ajudarão a saber se o treino está ajudando a aumentar sua taxa metabólica basal.
Também, você saberá se o treino está reduzindo a massa gorda corporal.
Por fim, sabendo sobre o estado da saúde celular, os treinos poderão ou não mudar de intensidade.
Na Stimulum nós fazemos sua bioimpedância como parte das avaliações de suas condições físicas para o treino. Informe-se com nossos especialistas!