Você se sente cansado, vive reclamando da falta de tempo e anda sem energia para suas tarefas diárias?
Acredite, a solução para tudo isso pode estar em começar a fazer atividade física.
Entenda a seguir como prática de atividade física ajuda no combate da falta de disposição e melhora da qualidade de vida.
Quais são as principais causas da falta de disposição?
Geralmente, as pessoas se sentem sem disposição e ânimo por vários motivos, mas os principais podem ser:
Excesso de estresse: a carga pesada de trabalho e preocupações diárias podem fazer com que a disposição geral diminua.
Má alimentação: dietas muito restritivas, sem regularidade ou ainda com deficiência de glicogênio (vindos dos carboidratos) e de proteínas levam a uma sensação de cansaço.
Problemas hormonais: alguns hormônios desregulados podem afetar a disposição, é preciso fazer exames laboratoriais e analisá-los com um médico.
Maus hábitos de vida: dormir pouco, ingerir muita cafeína e álcool e fumar também podem afetar o funcionamento do organismo e levar à falta de energia para executar as atividades.
Por que a atividade física ajuda no combate à falta de disposição?
Em primeiro lugar, as atividades físicas são excelentes para gerar estímulos hormonais que combatem o cansaço e melhoram a saúde física e mental.
Isso porque o exercício libera hormônios como a endorfina, responsável pelo prazer, euforia e força de vontade, e também adrenalina e noradrenalina, que contribuem para o gasto energético.
Ainda, ao se exercitar, o corpo libera GH, um hormônio de crescimento que ajuda na queima das reservas de gorduras mesmo após o treino.
Além disso, toda essa reserva hormonal atua na melhora da imunidade, o que ajuda a afastar doenças.
A atividade física também ajuda a dormir melhor.
Por fim, o treino é uma forma de afastar as sensações desagradáveis causadas pelo estresse, ansiedade e preocupações, também através da geração dos hormônios que causam prazer e relaxamento.
Quais atitudes ajudam a ter mais ânimo para treinar?
Assim como todas as suas outras atividades, treinar também exige certa preparação.
Para combater a indisposição que, inclusive, pode fazer com que você desista do treino, algumas dicas são:
Estabelecer metas de médio prazo: pode ser vestir aquela roupa que não cabe há tempos ou reduzir a celulite e flacidez, por exemplo.
Escolher atividades agradáveis: ter prazer nas atividades físicas é fundamental; então, escolha aquelas que mais se adequam ao seu perfil.
Ter acompanhamento profissional: a frequência e a intensidade dos exercícios devem ser acompanhadas por um profissional especializado, preferencialmente que te dê atendimento individual.
Usar a música como sua aliada: monte uma playlist empolgante e se valha dela para turbinar seus treinos.
Se você quer conhecer uma atividade física inovadora, acompanhada individualmente e muito eficaz para acabar com sua falta de ânimo, agende sua aula experimental na Stimulum.
Estamos te esperando!