Se eu sofrer uma lesão, devo parar minha rotina de treinos, correto?
É o que muita gente pensa. Saber se o exercício físico ajuda ou atrapalha na recuperação das lesões é uma dúvida comum.
Porém, contra o que diz o senso comum, as atividades físicas, principalmente algumas específicas feitas para preservar e fortalecer as articulações e os músculos, são, sim, indicadas em casos de lesão.
Por isso, não deixe de acompanhar a leitura do artigo a seguir.
Quais são as lesões mais comuns?
Primeiramente, existem diversos tipos de lesões, ocasionadas por várias razões.
Porém, em quem pratica atividades físicas, geralmente músculos e articulações são mais afetados, com estiramentos e contusões saindo na frente.
Ainda, existem lesões decorrentes de esforços crônicos e fraturas por estresse, entorses (lesões de ligamentos) e estirpes (lesões de músculos). Estas, não necessariamente se relacionam com atividades físicas, e podem ocorrer, por exemplo, devido a acidentes ou quedas.
Em um primeiro momento, as lesões exigem, sim, uma fase de repouso. É quando estão na chamada “fase da inflamação”. Nela, o local fica inchado, vermelho, quente, pulsante e dolorido.
Porém, em seguida, vem a “fase de reparação”, quando o corpo começa a se restabelecer.
Assim, nesta fase, é recomendável que as atividades físicas sejam retomadas, principalmente para prevenir a perda muscular, que pode levar à atrofia da área lesionada.
Por que é benéfico treinar para se recuperar de lesões?
Em primeiro lugar, a prática regular de exercícios físicos vai manter o condicionamento e a resistência do organismo em dia, o que ajudará na recuperação mais rápida da lesão.
Além disso, ao parar seus treinos, durante o período de lesão, o corpo pode se enfraquecer de maneira geral, o que tende a favorecer o aparecimento de novas lesões.
Assim, os treinos leves e isolados dos músculos, com preservação das articulações, e devidamente supervisionados, são a solução não só para a melhor recuperação das lesões, como também para prevenir outros problemas semelhantes.
Como a EMS pode ser um treino indicado na recuperação de lesões?
Por ser um treino ultra personalizado e individual, com a supervisão direta e acompanhamento de um personal, a eletroestimulação muscular (EMS) é um treino muito indicado para a recuperação de lesões.
Assim, não há risco de que o aluno exceda-se no treino e corra o risco de prejudicar ainda mais a área em que ocorreu a lesão.
Ainda, deve-se lembrar que a EMS não força as articulações, por ser um treino feito sem pesos, o que preserva as áreas lesionadas.
Também, com o controle de frequência dos impulsos elétricos que são utilizados nos treinos de EMS, é possível determinar a intensidade dos treinos, respeitando-se a limitação de cada indivíduo e, consequentemente, das lesões.
Por fim, a EMS promove o relaxamento muscular e a diminuição de dores, o que é extremamente benéfico para pessoas que tiveram áreas lesionadas.
Se você sofreu uma lesão muscular ou sofre de dores articulares, entre em contato com a gente e agende uma aula experimental gratuita. Busque sua recuperação com os treinos de EMS!